Página Principal | Pesquise | Fórum | Chat | Aniversariantes | Cadastre-se | Confirmação de Cadastro
Login :  Senha :  
 EXPEDIENTE
 Quem somos
 PROCURE MATÉRIA
 Por autor
 Por data
 Por assunto
 CANAIS
 Biblioteca
 BrasilZÃO
 Código IATA
 Cursos de graduação  e pós reconhecidos
 Cursos livres
 Entidades de Turismo
 EturZinho
 Eventos
 Fala Secretário!
 Humor
 Links recomendados
 Listas de discussão
 Órgãos de Turismo
 Rodarabaiana
 Serviços
 Tudo do Etur
 
 
   Serviços
 
Índice | Apresentação

Socorro, onde está meu TCC?
16/5/2006 -

Pessoal, estou com dificuldades para pensar um tema para meu TCC. Vocês podem me dar algumas sugestões? Desde já, agradeço. Cláudia B. - São Paulo, SP * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * Olá amigos do Etur! Meu nome é Fernando e estou no último ano de Turismo. Gostaria de contar com a ajuda de vocês para me dar algumas dicas sobre que tema abordar no meu TCC. Muito obrigado! Fernando L. - Campo Grande, MS * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * Prezados Senhores, Gostaria de receber sugestões quanto a temas para trabalho de TCC. Agradeço a atenção. Atenciosamente, Martha V. - Recife, PE



Olá Cláudia Fernando, Martha e tantos outros e outras que apresentaram dúvidas semelhantes,

Há uma grande dificuldade nos estudantes quanto à escolha de seu Trabalho de Conclusão de Curso. Na realidade, o que sentimos não é tanto quanto ao tema, pois o Turismo é pródigo em vários assuntos que renderiam infinitas combinações para trabalhos. Identificamos que a maior dificuldade está mesmo em ler e escrever, exercício não muito comum nas escolas atualmente.

Procuraremos mostrar algumas possibilidades com a ajuda de nossos "Correspondentes Voluntários" e de outros associados que se disponham a dar sua contribuição.

Não esqueçam que o Portal Etur - Estudos Turísticos não elabora trabalhos. Portanto, vocês têm que colaborar também; isto é, a cada sugestão encaminhada, vocês devem se manifestar e informar o progresso de seus trabalhos.


                                                                            23 de abril de 2006

"A coragem é a primeira das qualidades humanas, porque é a que garante as outras" -
ARISTÓTELES

Antes de dar início a qualquer trabalho, projeto, enfim, qualquer coisa na vida, deve-se analisar toda a trajetória a ser seguida. A escolha do tema de um Trabalho de Conclusão de Curso tem uma importância relevante na vida de todo acadêmico.

O TCC não deve ser visto apenas como uma obrigação para a conclusão de um curso, pois, apartir do momento que se dá inicio ao trabalho abrem-se janelas para novos horizontes, permitindo assim, a visualização de um mundo real e cheio de possiblidades de crescimento. Além de permitir a apresentação de soluções inovadoras.

Portanto, se encha de coragem e comece agora mesmo a pensar no Turismo e visualize uma infinidade de vertentes para a Elaboração de seu TCC.

Saudações Turísticas
Rosiane Dias Mota
Corvo Goiana 

24 de abril de 2006

Olá Cláudia, Fernando e Martha, complementando o que nossa correspondente de Goiania colocou, na escolha do tema do TCC o mais importante é começar analisando com que área vocês mais se identificam afinal de contas será em cima dela que irão trabalhar durante um ano inteiro, ou mais. O próximo passo é conversar com seus professores pois são eles quem estão mais próximos e acompanham seus desempenhos e aptidões, acreditem pois eles sem dúvida só querem lhes ajudar, mas nunca deixem de ter como prioridades suas próprias vontades. Quando iniciamos um Trabalho de Conclusão de Curso queremos resolver todos os problemas do turismo e acreditamos que isso será possível mesmo num curto espaço de tempo. Minha dica é começar devagar, com uma temática bem específica, uma boa idéia e entusiasmo e lembrar que a vida acadêmica não pára na graduação, sendo assim, o TCC pode ser apenas o começo de um grande projeto!

Boa Sorte
Vanessa Wosniak
Corva Curitiba


 25 de abril de 2006

Olá todos os meus amigos do Etur que cheios de dúvidas quanto ao tema de seus TCCs. Assim como as amigas Rosiane e Vanessa também sou uma "Corva" e gostaria de dar a minha parcela de contribuição.
Assim como vocês também cheia de dúvidas sobre o meu tema de uma certo trabalho de conclusão de curso que irei produzir, só que este não se chama TCC, mas sim TESE DE MESTRADO. Muitas dúvidas assolavam a minha mente até que recebi um material da minha orientadora que me foi muito útil, e lembrando da frase "repartir o pão" decidi compartilhá-lo com vocês:

Para definição de um tema de pesquisa, leve em consideração

- As potencialidades do estudo:
    * que seja um tema que contribua para a sociedade, especialmente para melhorar a qualidade de vida da população da região;
    * que seja um tema que contribua para o conhecimento científico (ou acadêmico);e
    * que seja um tema cujo desenvolvimento dê satisfação ao pesquisar e às demais pessoas envolvidas.

- Os limites:
    * que leve em conta o tempo possível disponível para ser feito (de acordo com a realidade do pesquisador/curso);
    * que leve em conta o recurso (verba) e o conjunto de informações (dados) disponível para realizar o estudo (de acordo com a realidade do pesquisador/financiador)
    * que leve em conta as bases teóricas e conceituais do pesquisador e também que haja um orientador com potencial para "dar conta" dos desafios proposto pelo projeto do pesquisador.

- Verifique ainda se:
    * há disponibilidade para obtenção de informações sobre o tema (teóricas e práticas) - bibliotecas, internet, livros, documentos, instituições, etc.
    * há relevância do tema no contexto local, se o estudo é legitimado localmente (desta forma o acesso a informações e sujeitos no estudo fica facilitada)
    * o tema envolve o estudo diretamento com pessoas Caso positivo fique atento para a utilização dos preceitos éticos preconizados pela resolução 196 do CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE (Acesso em http://conselho.saude.gov.br/docs/Reso251.doc)
 
Lembrem-se sempre de uma coisa: vocês serão mais do que pessoas com um diploma de bacharelado em turismo, vocês serão fundamentais para a transformação (benéfica) de uma realidade.

Boa sorte a todos!
Irena Costa
Corva Belém(PA)

_______________________________________________________________________________________________

O passo inicial dessa jornada é a escolha do tema. Ela é fundamental e acredito ser de grande importância escolher um tema que te fascine e o mantenha motivado no decorrer do processo de pesquisa. Definido o tema, devemos ter claro o objetivo e a justificativa do projeto de pesquisa já que isso irá sinalizar a rota a ser seguida.

 

Outra questão que requer uma análise especial é a decisão de fazer o trabalho em grupo ou individualmente. Se a primeira opção for a escolhida é prioritário que todos os envolvidos tenham a mesma dedicação e trabalhem em equipe.

 

Sobre a bibliografia, quando já conseguimos um apanhado de indicações sobre o tema (livros, monografias, teses, revistas, jornais e Internet), já temos uma noção do que podemos encontrar e já é bom pensar em como seu trabalho será construído, ou seja, quais os capítulos e sua seqüência.

 

O cronograma é um passo essencial para organizar o andamento do trabalho. É uma espécie de agenda que nos auxilia a definir as etapas da Monografia, tais como a pesquisa e seleção do material; agendar as datas das orientações, que, dentre outras coisas funções, servem para apresentar o que já foi desenvolvido para análise do professor; elaboração dos questionários e entrevistas da pesquisa de campo, produção do texto, etc.

 

É necessário também, em todo momento do projeto, não perder o foco do objetivo traçado e essa ferramenta do cronograma auxilia na seqüência desse projeto ao estabelecer as várias estações a serem percorridas até chegar na estação final da apresentação da Monografia.

 

Outro fator importante é a observância às normas da ABNT na produção do texto. É bom estar atento a esse item e tirar todas as dúvidas com o professor.

 

Outro detalhe que deve ter atenção é a elaboração do questionário para pesquisa de campo. Ele deve ser elaborado de forma a facilitar a tabulação dos resultados e criação dos gráficos e, além disso, refletir o objetivo e sua importância para o trabalho.

 

No mais, no processo da Monografia é preciso muita leitura. Quando o trabalho estiver concluído é o momento de preparar o roteiro para apresentação da banca. Esse passo é também importante para definir os pontos principais da Monografia a serem apresentados.

 

Por fim, realizar a Monografia foi uma experiência enriquecedora por tudo que aprendi. Esse trabalho envolve planejamento, organização, disciplina, dedicação e comprometimento, e, com certeza, todos esses ensinamentos são de grande relevância na nossa vida pessoal, acadêmica e profissional.


Boa sorte,

Ivone Cordeiro

Corva Osasco-SP


 
 

Pedimos que após a leitura você nos dê sua opinião sobre esse conteúdo.

Bom
Bom
Regular
Regular
Ruim
Ruim


 
 
Veja mais Serviços:

 Capes aprova novos cursos de pós-graduação em Turismo
 Capes aprova 174 novos cursos de pós-graduação
 Gafes sem fronteira
 Consumidores de 14 estados terão acesso pela internet às informações registradas no Procon
 Como agir ao receber reclamações
 
 
486 Usuários On-Line 
Novos Associados
Sejam bem-vindos
Patricia (RS), Cárcia (SP), Ariana (SP), Miriam (SP), Walney (MT), Sueli (RJ)
Gestão 2014 - Ministro de Estado do Turismo Pedro Novais Lima - Embratur: Mário Augusto Lopes Moysés
© 1996-2014 e.Mix Informática e Serviços Ltda.