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A Importância da Língua Espanhola no Cenário Nacional: Um Estudo de Caso no Mercado Turístico

O mercado turístico está em constante processo de transformação, exigindo dos profissionais cada vez mais dinamismo e, além de conhecimentos técnicos, o domínio de idiomas. As empresas turísticas estão recrutando cada vez mais profissionais que dominam um segundo idioma. Nesse cenário o espanhol tem aumentado sua importância, sendo o mais valorizado na região sul do Brasil, onde é requisito indispensável para o profissional que pretende trabalhar no setor hoteleiro, de agências de viagens ou de prestação de serviços diretos ao turista. É importante considerar que essa valorização da língua espanhola tem se expandido também para as regiões sudeste e nordeste, em função do aumento do número de visitantes hispanohablantes nessas regiões.



É fato de extrema relevância a crescente demanda por meios que propiciem o aprendizado da língua espanhola, idioma que vem ganhando cada vez mais destaque no cenário mundial, podendo ser apontado como segundo idioma universal, só perdendo importância para o inglês. Esse fato torna-se ainda mais relevante em se tratando do Brasil em função de sua vizinhança com países de língua espanhola, bem como das relações que se estabelecem entre o Brasil e esses países. Podemos citar, como exemplo, os acordos econômicos, dentre os quais se destaca o Mercosul que vem ganhando cada vez mais importância no cenário nacional.

Falar espanhol no Brasil tornou-se uma necessidade, talvez mais veemente que falar inglês. Vale ressaltar que o domínio da língua espanhola constitui-se em um importante diferencial em se tratando de mercado de trabalho. Trata-se do fenômeno da globalização, onde as pessoas e mercadorias passam a circular livremente nos diversos países sem possuir, no entanto, um elemento comum de comunicação. Aqueles que possuem uma segunda língua entram no mercado com um diferencial bastante relevante.

O domínio do Espanhol ganha destaque ainda maior em se tratando de áreas que envolvem o contato intensivo entre pessoas, como no caso do turismo. Esse setor, que cresce em ritmo acelerado, promove o contato entre diversos  povos, de cultura e línguas distintas.  É fundamental que haja um elemento de comunicação comum entre os povos, pois é este um dos requisitos essenciais da prestação dos serviços. O domínio da língua espanhola constitui-se em um atributo qualificador de grande importância para o profissional que o possui, principalmente em se tratando do Brasil, país que recebe anualmente cerca de 2 milhões de visitantes  hispanohablantes provenientes dos paises da América do Sul. (EMBRATUR, 2004).

O mercado turístico está em constante processo de transformação, exigindo dos profissionais cada vez mais dinamismo e, além de conhecimentos técnicos, o domínio de idiomas. As empresas turísticas estão recrutando cada vez mais profissionais que dominam um segundo idioma. Nesse cenário o espanhol tem aumentado sua importância, sendo o mais valorizado na região sul do Brasil, onde é requisito indispensável para o profissional que pretende trabalhar no setor hoteleiro, de agências de viagens ou de prestação de serviços diretos ao turista. É importante considerar que essa valorização da língua espanhola tem se expandido também para as regiões sudeste e nordeste, em função do aumento do número de visitantes hispanohablantes nessas regiões.

Inúmeros outros fatores têm contribuindo para a valorização do espanhol no Brasil, particularmente no mercado turístico, como o aumento da oferta de desembarques internacionais, propiciados pelo aumento da demanda, principalmente na Argentina que tem sido apontada como o país que mais visita o Brasil. É importante mencionar que o Brasil conta com uma boa infra-estrutura para suportar esse aumento e que a previsão de investimentos no setor é 15% maior em relação ao ano anterior.

Conclui-se, portanto, que o domínio do espanhol é de fundamental importância no Brasil, principalmente em se tratando do mercado turístico que possui mão de obra humana intensiva e lida a todo tempo com a presença de estrangeiros. O fenômeno da globalização é parcialmente responsável por essa valorização do espanhol no país à medida que eliminou as fronteiras entre países, permitindo a livre circulação de pessoas. Acordos econômicos como o Mercosul e o aumento dos investimentos na infra-estrutura do turismo internacional também têm contribuído significativamente para a valorização da língua espanhola em nosso país.

Glossário
Hispanohablantes: Pessoas que possuem o espanhol como língua materna.

Referências Bibliográficas

ACERENZA, Miguel Angel. Administração do turismo. Vol. 1. Bauru: EDUSC, 2003.

ACERENZA, Miguel Angel. Administração do turismo. Vol. 2. Bauru: EDUSC, 2003.

DUARTE, Vladir Vieira. Administração de sistemas hoteleiros: Conceitos básicos. São Paulo: SENAC, 1996.

EMBRATUR. Carta de Conjuntura Turismo. Diretoria de Estudos e Pesquisas. Mar. 2004. Disponível em: http://www.braziltour.com/site/arquivos/dados_fatos/carta%20de%20conjuntura/CartadeConjuntura13PrimeiraQuinzenademarcode2004.pdf. Acesso em 21 Jun. 2006

SEDYCIAS. João. O que é Espanhol Instrumental. Disponível em: http://home.yawl.com.br/hp/sedycias/instrument_01s.htm. Acesso em 20 Jun. 2006.

O crescimento que vem do céu. CBCDE. 07 Dez. 2005. Disponível em: http://www.cbcde.org.br/pt/noticia/noticia.php?newsid=01049. Acesso em 21 Jun. 2006.  

 


 
 

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