Página Principal | Pesquise | Fórum | Chat | Aniversariantes | Cadastre-se | Confirmação de Cadastro
Login :  Senha :  
 EXPEDIENTE
 Quem somos
 PROCURE MATÉRIA
 Por autor
 Por data
 Por assunto
 CANAIS
 Biblioteca
 BrasilZÃO
 Código IATA
 Cursos de graduação  e pós reconhecidos
 Cursos livres
 Entidades de Turismo
 EturZinho
 Eventos
 Fala Secretário!
 Humor
 Links recomendados
 Listas de discussão
 Órgãos de Turismo
 Rodarabaiana
 Serviços
 Tudo do Etur
 
 
  Iris Barros
 
Índice | Apresentação | Patrocínio

Skal Clube –A.I.S.C - Associação Internacional de SKAL Clubes. O que é o SKAL Clube? E qual a sua Importância para o Turismo?

O SKAL Clube é uma associação sem fins lucrativos, que congrega executivos do turismo em todo o mundo. É pouco divulgada, mas exerce um trabalho muito importante. Contribui para o fortalecimento da atividade turística. Incentiva o relacionamento entre os seus associados. Estimula o profissionalismo da atividade turística. Efetua o intercâmbio de idiomas através de eventos internacionais. Favorece a troca de experiências. Prega o respeito a diversidade de cultura, de raça, credo, posição social, entre outros.



O Skal Clube é uma organização internacional formada por profissionais de Turismo. Em outras palavras, é um clube onde todos os ramos do turismo estão representados; congrega transportadores, agentes de viagens, hoteleiros, organizadores de eventos, profissionais dos organismos oficiais de turismo, profissionais da mídia especializada em turismo, dentre outros segmentos que compõem o trade turístico mundial.

A palavra SKAL é um acróstico: onde o S vem de Sundhet (Saúde); o K de Karlek (Amizade); o A de Alder (Longa Vida); e o L de Lycra ( que significa Felicidade). Alguns afirmam que a palavra sueca "skal" significa "brinde" em português. "Um brinde à alegria, à amizade e à vida". Os associados do Skal são chamados carinhosamente skalegas. Suas esposas, as acompanhantes dos skalegas, são as skaladies.

O objetivo principal do Skal é mostrar que a confraternização e a paz são intrínsecas ao turismo e constituem um direito dos povos. Os Executivos do Turismo, que fazem parte do SKAL Clube, reúnem-se mensalmente com o objetivo de promoverem a confraternização entre os segmentos turísticos; as reuniões acontecem em clima de amizade, com troca de idéias e experiências e, não seguem roteiros formais.

Embora o Skal Clube não tenha como objetivo a realização de negócios, o relacionamento fraterno entre os associados pode fazer surgir oportunidades de colaboração e promoção além de favorecer o engrandecimento do turismo. Entretanto, a associação não tem fins lucrativos. As reuniões acontecem em níveis regional, nacional e internacional.

A Importância do SKAL Clube para o Turismo:

O Skal Clube é uma associação apartidaria, não possuindo ideologia política; não aceita discriminação de raça, sexo, religião, posição social ou outra qualquer, que venha a ferir os Direitos Humanos.

O principal objetivo dessa associação, formada por profissionais do turismo, é a consolidação da atividade turística. Com esse intuito promovem e/ ou participam de conferências, seminários e debates entre os profissionais.

Ao realizarem eventos, como Congressos, fomentam a confraternização entre seus pares, a promoção e divulgação das potencialidades turísticas dos locais dos eventos, além de propiciarem contatos de amplas conexões.

As reuniões são realizadas em clima de grande alegria e não raro há sorteios de passagens, hospedagens entre outros brindes, principalmente naquelas reuniões efetuadas em datas especiais, como aniversário de fundação, final do ano e Natal.

Como surgiu o Skal Clube

Em 1932 alguns representantes de agências de viagens e transportadoras francesas visitaram a cidade de Malmoe (Suécia). Ficaram encantados com a região escandinava e com a cordialidade de seu povo; ao retornarem a Paris, fundaram o Skal Clube de Paris; a partir daí a idéia difundiu-se pelo mundo. Hoje o clube tem a denominação de Skal Internacional ( A.I.S.C - Associação Internacional de SKAL Clubes).

Sua sede internacional fica localizada em Torremolinos, na Espanha. O primeiro SKAL Clube a ser implantado, no Brasil, foi o de São Paulo em 1955, que completa em 2005 o seu cinqüentenário; seguido pelo do Rio de Janeiro, que foi fundado por Eduardo Tapajós em 1958. Este empresário era, na ocasião, Diretor do Hotel Glória, e fundou também com a participação de Júlio Cinelli e do jornalista Dirceu Ezequiel, o SKAL Clube Nacional. O Skal Clube de Fortaleza/CE foi instituído em 1978 e o de Vitória/ES em 1979. O SKAL Clube da Bahia teve início em 1959 e estará completando 46 anos em 2005 . São clubes ativos e a filosofia continua sendo "Saúde, Amizade, Longa Vida e Felicidade – SKAL!!!".

Fonte de Referência:

COVÊLLO, Arnóbio. Filosofia do Turismo. Salvador: Gráfica Trio, 1982.

http://www.anu.seplan.mt.gov.br/ - 29/12/04 às 23:12

http://www.brasilturisjornal.com.br/ - 25/01/05 às 4:19

http://www.h2foz.com.br/servicos/clubes.htm - 29/12/04 às 23:26

http://www.jornaldaorla.com.br/coluna10 - 30/12/04 às 17:21

http://www.meujornal.net/lazer.htm 30/12/04 às 17:47

http://www.noolhar.com/opovo/colunas/turismo - 29/12/04 às 23:10

http://www.rioconventionbureau.com.br/ - 29/12/04 às 23:25

http://www.ucg.br/news - 29/12/04 às 23:07

http://winproducoes.com.br/skal2004 - 30/12/04 às 17:30


 
 

Comente esse conteúdo com os outros visitantes Turismo, Cultura e Lazer - ETUR



 
 

Pedimos que após a leitura você nos dê sua opinião sobre esse conteúdo.

Bom
Bom
Regular
Regular
Ruim
Ruim


 
 
Veja mais Iris Barros:

 As Fitinhas do Senhor do Bonfim
 Um Olhar Sobre Salvador – Bahia
 Quanto vale o seu trabalho? Faça o teste!
 Museus - Nova Política
 A importância do motorista de táxi para o Turismo
 
 
320 Usuários On-Line 
Novos Associados
Sejam bem-vindos
Suelen (RS), José (MG), Sabrina (RJ), Ana camila (PR), Maria (RN), Fátima (SP)
Gestão 2014 - Ministro de Estado do Turismo Pedro Novais Lima - Embratur: Mário Augusto Lopes Moysés
© 1996-2014 e.Mix Informática e Serviços Ltda.