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  Vera Rolim
 
Índice | Apresentação

O que é atendimento de qualidade?
5/3/2005 - Vera Rolim

como atender bem um cliente, um hóspede, um turista.



Atendimento

É o ato de satisfazer as necessidades, anseios, e desejos do cliente.
É fazer tudo o que estiver ao alcance, para solucionar problemas, resolver questões inusitadas ou rotineiras, ajudar o cliente, acolhê-lo, dando informações corretas, ouvindo-o, respeitando-o, tratando-o com educação e cortesia.
Trate o cliente da mesma forma que gostaria de ser tratado!

Qualidade:

Fala-se muito em qualidade, mas você sabe o que é ter qualidade?
 
Qualidade existe em qualquer atividade desenvolvida com ATENÇÃO, CAPRICHO, METICULOSIDADE, METODOLOGIA, seguindo padrões bem definidos.

Qualidade não é sinônimo de requinte e luxo, ela pode estar presente em um simples doce caseiro feito com receita da fazenda, numa roupa bem acabada, bem cortada, na refeição bem feita de um restaurante simples, no serviço de um posto de gasolina que tem o cuidado  de não deixar a gasolina escorrer do tanque e manchar a pintura do carro, no empacotador do supermercado que coloca suas compras nas sacolas, sem quebrar ou derramar nada.
 
Para ter qualidade no atendimento:

É preciso conhecer seu cliente, seu público, afim de satisfazer suas necessidades.
 
Como conhecer meus clientes?

Isso é possível, fazendo-se pesquisa, perguntando do que ele gosta, do que necessita, como ele espera ser tratado, quais são seus desejos.
Pode-se adotar uma caixa de sugestões e críticas!
Mas de nada adiantará se a pesquisa for engavetada, ela precisa ser feita e colocada em prática o quanto antes.
Cadastre seus clientes com nome e endereço completo, esse banco de dados será útil no futuro para uma mala direta, e você saberá exatamente quantos clientes possui.
Assim que atender a uma sugestão, ou corrigir um erro, informe seu cliente da mudança, e mantenha-a, agradeça sua colaboração, ele ficará feliz, sua empresa ganhará pontos com ele!

Alguma vez você recebeu um telefonema ou carta de uma empresa informando que atenderam sua sugestão ou critica?  Tenho certeza que não.
Como se sentiria se isso ocorresse?  Ficaria satisfeito? Pense nisso!

Por: Vera Rolim.


 
 

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