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Importância dos estudos das motivações dos turistas nas instituições nacionais
6/9/2005 - Fernando Martins Ferraz

Mesmo sabendo que a motivação já é abordada pelos estudos de marketing defendo aqui um estudo aprofundado das motivações como fator orientador do planejamento, voltando a formatação do produto turístico para o individuo, buscando assim uma segmentação psicológica do produto, já que esse não estará somente voltado para os interesses externos e superficiais dos turistas e sim para as motivações internas, intrínsecas ao ser humano, não sendo facilmente modificadas ou influenciadas pela mídia por exemplo.



Muitos temas têm sido arduamente discutidos, artigos vem sendo publicados e livros escritos sobre os mais variados temas relacionados ao turismo, porem um tema vem sendo deixado de lado, pela menos no cenário acadêmico nacional, que é o estudo das motivações dos turistas e seus desdobramentos.

A psicologia do turismo nem sequer é matéria obrigatória na maioria das grades curriculares dos cursos de turismo, como já alertara Ernesto Brand Neto em seu artigo A motivação e o turismo (que por sinal foi um dos textos que me despertou para esse campo de estudo), o que nos leva a crer que o tema provavelmente não receberá a devida atenção nos próximos anos. Ao contrario do que se pode pensar o estudo da motivação é discutido há bastante tempo em universidades como a UNIVERSITY OF OTAGO da Nova Zelândia, e diversos avanços tem sido realizados por pesquisadores como Gnoth, referência mundial quando se trata do tema motivação dos turistas.

Acredito que o estudo das motivações dos turistas não deva se restringir apenas ao meio acadêmico, os resultados devem ser colocados em pratica direcionados para os estudos de planejamento e formatação dos produtos turísticos. Mesmo sabendo que a motivação já é abordada pelos estudos de marketing defendo aqui um estudo aprofundado das motivações como fator orientador do planejamento, voltando a formatação do produto turístico para o individuo, buscando assim uma segmentação psicológica do produto, já que esse não estará somente voltado para os interesses externos e superficiais dos turistas e sim para as motivações internas, intrínsecas ao ser humano, não sendo facilmente modificadas ou influenciadas pela mídia por exemplo.

Acredito ser isto uma proposta pretensiosa e quem sabe até muito difícil de ser posta em prática, porem o papel do bacharel em turismo, enquanto acadêmico, é voltar-se para questões novas e divergentes das idéias que vigoram no momento, sendo este o único caminho para a evolução do fenômeno turístico como ciência.

Mais uma vez volto a ressaltar que o estudo das motivações dos turistas já é discutido a cerca de duas décadas em universidades da Austrália e Nova Zelândia, porém acredito que chegou a hora dessas idéias serem discutidas aqui em nossas universidades para auxiliar no planejamento de nossos produtos turísticos que ainda tem que caminhar muito em busca da formatação.


Fernando Martins Ferraz é acadêmico de turismo da UFJF

        


 
 

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